18/08/2009

Conceitos básicos sobre Otimização



O que é SEO?

O termo SEO se origina da frase em ingles Search Engine Optimization, que traduzindo ficaria otimizar motor de pesquisas ou alguma coisa do género.
Este termo também se enquadra a consultores de desempenho em pesquisas orgânicas, as pesquisas orgânicas são pesquisas que aparecem como resultado de uma busca em sites de busca por exemplo o google e yahoo. São os resultados “não pagos”.



Os praticantes de SEO estão divididos em duas categoria “SEO White Hat” (são aqueles que utilizam métodos benéficos e aprovados pelos motores de busca) e a galera do “mal”, os “SEO Black Hat” ( utilizam truques como “cloaking” que é a camuflagem de conteúdo de uma página, e técnicas como Spamdexing, que se refere a prática de spam em motores de busca).
Vale lembrar que as práticas de Black Hat podem ser punidas com a exclusão de programas por exemplo AdSense, não é aconselhável utilizar esta técnicas.
A otimização pode ser utilizada para a prática de webmarketing buscando publico alvo, ou direcionando para um grande publico. Porém este publico alvo pode não atender as expectativas desejadas pelo site, a prática do SEO deve ser associada a um site com conteúdo e que saiba direcionar os usuários para o fim desejado.

Quando utilizar estratégias de SEO ou SEM?

Os resultados pagos, aqueles que aparecem no lado direito da tela ou na parte superior, fora das buscas orgânicas. Este tipo de resultado é conhecido como SEM (Search Engine Marketing) é muito eficiente para empresas que vendem produtos on line ou até mesmo empresas interessadas em buscar possíveis clientes. Estes anúncios são pagos podem ser do tipo pay-per-click(pago por clique) no entanto é necessário investimento neste tipo de recurso, no caso de donos de blogs este recurso se torna inviável. Você irá pagar para talvez receber um clique? Eu nunca trocaria o certo pelo duvidoso a menos que tivesse um produto a ser anunciado, neste caso sim, se o produto oferecido tivesse um alto valor de mercado neste caso com certeza valeria a pena fazer anúncios pagos. Porem este tipo de campanha é alimentado pelo dinheiro acabou o dinheiro acabam as boas classificações.
A estratégia de SEO é visível a médio e longo prazo e aposta na qualidade do conteúdo. Conteúdo atualizado, útil, original e relativamente significativo, links úteis. Desta forma é possível alcançar uma grande quantidade de tráfego e um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
As indicações também são muito importantes, por isso tenha sempre um conteúdo cativante e estimulante.Como resultado, práticas de SEO que aumentam a qualidade do site mais provavelmente superarão táticas de manipulação do mecanismo de busca. Os melhores SEO recomendam focar-se em algo que sites de busca procuram: conteúdo relevante e útil para seus usuários.

2 comentários:

  1. Através do forum de ajuda do google cheguei até seu blog e encontrei uma série de ajudas por aqui e esclarecimentos também,
    mas o que preciso mesmo é que me ajude em algo que está dificil para mim, por não conhecer as técnicas.Meu blog só é visto quando se digita o nome dele na pesquisa, por exemplo, eu tenho treze postagens e na pesquisa do google, eu só as encontro se digito o titulo da postagem e o titulo de meu blog, o que eu desejo, é que alguem e de qualquer lugar digite por exemplo: "rosquinhas da vovó anna" e apareça no google essa receita, sem que tenha que digitar o nome do blog,já me disseram para usar as tags alt e title, já pesquisei, mas não sei como aplicar nas postagens, eu precisava mesmo é de um "PASSO A PASSO" de como proceder...Poderia me ajudar por favor?Estou ficando desiludido.O meu blog é: http://goes-pinheiro.blogspot.com/ e o e-mail é: goes-pinheiro@bol.com.br.
    Se pudesse me ajudar, eu ficaria muito feliz e agradecido.
    Grato,
    Carlos Roberto Goes Pinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Gente...

    Eu estou tentando mexer em tudo isso mas estou simplesmente boiando... Meu blog não aparece nas buscas e dai cadastrei meu blog no ferramentas oara webmasters, mas dai, fora isso, viajooo e não entendo nada!! Por favor, me ajudem... tá dando erro de rastreamento... ai tentei arrumar lá uns lances de robots, mas nem entendo essa linguagem. É muita coisa!!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado