22/10/2009

Hospedagem de sites grátis vs paga

Antes de indicar ou falar sobre hospedagem de sites vou explicar como funciona um site.
Os sites são basicamente arquivos disponibilizados em um formato próprio, que pode ser HTML, PHP, SQL, Javascript, ASP, CSS entre outros. Estes arquivos ou dados estão guardados em um local que se chama servidor, provedor é o nome dado a empresa que possui o servidor, o servidor tem o papel fundamental e importante de disponibilizar estes dados para que qualquer pessoa conectada a internet possa acessá-los, a velocidade da disponibilização dos dados pode ser medida em Megabytes ou Gigabytes. A quantidade de dados armazenados é definida como armazenamento em disco, semelhante aos computadores pessoais, e essa quantidade varia de provedor para provedor. A transferência dos arquivos é feita através da plataforma FTP (File Transfer Protocol ou protocolo de transferência de arquivos).




O usuário de internet ao acessar um site precisa de duas ferramentas importantes, uma é o navegador ou browser (Internet Explorer, Firefox) que é responsável por interpretar os dados e mostrá-los da forma que você visualiza. O browser também é responsável pela linha de frente na proteção do seu computador de dados que podem danificar seu computador, por exemplo, um vírus. Juntamente com o sistema operacional (Windows, Linux) estas duas ferramentas permitem a visualização de sites e a navegação na internet.




O endereço ou domínio também é algo necessário para um site, para que os navegadores possam achar o conteúdo de um site na internet é necessário digitar um endereço para que acessar as informações ou dados do site.

Entendido estes conceitos vamos ao que interessa a hospedagem e o domínio do site. A hospedagem (provedor) é muito importante por garantir a segurança dos dados disponibilizados na internet. Imagine uma loja virtual hospedada em um local que uma pessoa com conhecimento um pouco avançado possa acessar, por exemplo, os dados bancários dos clientes da loja, isso seria péssimo para o negócio do dono da loja, para a empresa que hospedou o site e para os usuários da loja virtual que perderiam dinheiro. Por isso eu digo que hospedagem tem que ser feita com empresas sérias e sólidas no mercado para garantir a segurança de um site, lógico que uma boa parte da responsabilidade sobre a segurança do site é depositada nos desenvolvedores Webdesigner/Webmaster que projetam e executam o site. Existem diversas empresas de hospedagem gratuita disponíveis na internet, no entanto esteja preparado para os problemas. Ao hospedar um site com estas empresas, algumas são gratuitas por um tempo limitado, outras cobram somente pelo domínio, e muitas fazem acordos exibindo propagandas no site como forma de pagamento, e muitas fecham do dia para a noite e te deixam na mão sem ter para onde correr.

Tudo depende de qual é a sua intenção para com o site. Seu site ou blog será o elo de ligação com seus clientes? O site ou blog que você irá criar promoverá a empresa ou negócio com campanhas de marketing? O seu blog tem a finalidade de representar sua carreira na internet? O seu blog será para gerar rendimentos? È necessário ter segurança? Ele vai te trazer dinheiro? Compensa ter hospedagem paga?

Todas estas perguntas têm que ser respondidas antes de se decidir entre hospedagem gratuita ou paga. Defina os objetivos de seu negócio antes de decidir onde irá hospedá-lo.

Felizmente os blogs são mais fáceis de hospedar por possuírem um subdomínio (endereço) quando são criados. Algumas limitações são observadas, por exemplo, para quem utiliza blogs do Blogger (o meu caso) existe um limite de armazenamento, e uma taxa de transferência de arquivos baixa, se por acaso coincidir e ter cem pessoas acessando meu blog simultaneamente, é muito provável que o servidor “trave”, ou fique extremamente lento. Ao atingir a capacidade máxima de armazenamento de dados, não será mais possível inserir informações e dados, outro problema. O wordpress.com também tem algumas limitações eu diria até que são maiores do que as do blogger, no wordpress.com não é possível monetizar o blog e gerar rendimentos, sem contar o espaço limitado também. A solução para estes problemas é a contratação de uma empresa de hospedagem, um bom exemplo de hospedagem com qualidade e excelente custo benefício é a Datahosting. Independente de eu ser afiliado e estar gerando renda com adesões nesta empresa os fatores técnicos se forem levados em consideração são vantajosos, faça uma pesquisa e confira. Outro fato importante não só para webmasters mais também para donos de sites é que alem de ter inúmeras vantagens, a Datahosting te da à possibilidade de gerar renda sendo um parceiro deles. Seu provedor atual faz isso por você?
Para quem se interessar e quiser obter mais informações acesse o site da Datahosting e veja.




Um comentário:

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado