16/10/2009

Conheça os tipos de liderança e gestão de sucesso

Existe uma grande diferença entre liderança e autoridade, a autoridade se faz através de cargos privilegiados ou hierarquias estabelecidas em nossa sociedade, portanto, a utilização da autoridade para o cumprimento de um objetivo é completamente diferente da utilização da liderança (poder). Por exemplo, se um policial ao te observar jogando um papel no chão falar para você




“Aqui não é lixeira, pega isso e joga no lixo”
Provavelmente a sua primeira reação será de espanto e em seguida poderá reagir mal, e haverá conseqüências negativas para você ou poderá simplesmente pegar o papel do chão e jogá-lo no lixo, embora fique contrariado com a situação. Este é um exemplo de exercício da autoridade, sabendo que o policial em serviço não pode ser desrespeitado ele utiliza sua posição na hierarquia social para fazer cumprir a lei e ordem.
No entanto a mesma situação poderia ser diferente com o policial falando a seguinte frase:
“Sr. ou Sra. Por favor temos que manter nossa cidade limpa, jogar lixo no chão causa sérios problemas para a população, tem uma lixeira logo a nossa frente. O Sr.(a) poderia fazer o favor de colocar o lixo na lixeira?”
Neste caso a resposta provavelmente seria positiva por parte do cidadão inconsciente dos malefícios de jogar lixo nas ruas. Esta abordagem define um exemplo de liderança onde sem utilizar a autoridade, o policial faz cumprir a lei de uma forma benéfica para toda a sociedade.

Existem várias teorias que descrevem a origem da liderança, as principais apontam para traços de personalidade, estilos de liderança ou até mesmo situações de liderança. Em minha opinião todos temos um pouco de líder e servo, alias o verdadeiro líder é aquele que sabe servir e ser servido pelas pessoas, para atingir um objetivo em beneficio de uma organização ou da sociedade como um todo.
Existem formas de mensurar sua atuação como líder em diversas situações, os itens abaixo se referem a algumas qualidades que podem ser observadas durante uma determinada situação ou podem fazer parte da forma ser e estar da pessoa como líder. Não significam que todos os itens são benéficos para ambas as partes, identifique suas qualidades e busque melhorar aquelas que você gostaria ter.

Coerção- As pessoas seguem este tipo de líder porque a falta de cooperação pode levar a sanções tais como designação para tarefas indesejáveis, repreensões ou relatórios de avaliação que demonstram uma performance baixa. Este tipo de liderança é desagradável para ambas as partes em minha opinião, e pode trazer sérios problemas como a “escravidão salarial” ou problemas menos graves como a falta de lealdade, fuga de talentos e rebeldia. Se você costuma compelir seus subordinados é melhor rever seus conceitos.

Ligação- com pessoas influentes e importantes. As pessoas seguem um líder com esta qualidade porque buscam obter favores ou evitar desfavores de ligações poderosas. Este tipo de liderança esta associado a relações pessoais.

Competência- baseado na habilidade e conhecimento do líder. As pessoas seguem um líder com esta qualidade porque respeitam seus conhecimentos. Se você se identificou com este item fique satisfeito porque está no caminho certo.

Informação- Baseada na posse ou no acesso a informações por parte do líder que outros consideram valiosas. As pessoas seguem este tipo de líder porque necessitam de informações para executar seus trabalhos ou porque querem estar a par das coisas. Outra qualidade benéfica, se você é seguido por ser bem informado e costuma ser procurado e fornecer informações sobre um determinado assunto que domina fique contente.

Posição- Quanto mais alta a posição mais alto tende a ser o poder. As pessoas seguem este tipo de líder porque acreditam que ele tem o direito, em virtude de sua posição, de esperar que suas sugestões sejam seguidas. Esta qualidade necessita de ponderação e cautela, para não começar a declinar do poder para a autoridade. Cuidado!

Identificação- As pessoas seguem um líder com esta qualidade porque o admiram, o apreciam ou porque se identificam com ele. Mais uma ótima qualidade quem não gosta de ser admirado?

Recompensa- baseada na capacidade do líder de recompensar ou outros. As pessoas seguem este tipo de líder porque acreditam que seus esforços trarão incentivos positivos, tais como dinheiro ou reconhecimento. Esta qualidade é muito benéfica para ambas as partes se utilizada corretamente pode trazer motivação e enriquecimento para ambos, porém se utilizada da forma errada pode gerar frustração imagine só receber elogios? Quem trabalha merece ganhar e ser remunerado pelo esforço aqui vale também ponderação e equilíbrio, entre os dois tipos de recompensa.

Mais o que tudo isto tem a ver com meu blog?


Quem tem um blog ou um site, até mesmo uma pessoa que esteja aqui só de passagem e que é empresário ou trabalha para alguém, deve sempre buscar ser um líder. Hoje em dia este tipo de comportamento costuma ser facilmente identificado e recompensado tanto na vida pessoal como no ambiente de trabalho. Todo blogueiro querendo ou não acaba tendo o papel de líder, por estar agindo e formando opiniões, o que acarreta em responsabilidade com a sociedade e os leitores que visitam seu blog. È lógico que liderança é um assunto longo, porém, identifique as qualidades de líder que você possui; se necessário peça para alguém apontá-las ou ajudá-lo a identificar. Desenvolva aquelas qualidades que lhe faltam e que você gostaria de ter, garanto que esta atitude só lhe trará benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado