15/10/2009

Como otimizar os links de um site ou blog / seo

Os links são de suma importância durante a estratégia de otimização de um site, afinal serão eles que guiaram os usuários. Este tema é bastante extenso, portanto será recorrente neste blog. Posso dizer que os links são responsáveis pelo sucesso do Google como empresa, ou melhor possibilitaram a alavancagem inicial do Google após o desenvolvimento do PageRank. Antes do surgimento do sistema de buscas do Google (algoritimo)era muito fácil manipular os buscadores, convertendo os resultados das pesquisas efetuadas em algo sem grande "relevância". Após o surgimento do PageRank desenvolvido pelo Google, as buscas nos motores de busca se tornaram mais relevantes ao contexto geral do assunto o PageRank aproveita o consciente coletivo ou a opinião dos usuários da internet em favor ou desfavorecendo um determinado site estipulando uma nota de 1 a 10, onde zero seria sem classificação e 1 a nota mais baixa para um site. O PageRank funciona como um sistema de votos onde cada voto tem um peso e uma medida. Tornando assim os resultados das buscas, nos motores de busca que adotaram este método, relevantes e usuais dificultando a manipulação dos resultados nos motores de busca.



Os dois grupos de dicas abaixo mencionadas são dicas que tem por objetivo facilitar o encontro do conteúdo pelos spiders ou crawlers de busca facilitando a catalogação e posterior recuperação do conteúdo nos mecanismos de busca.
Links bons são vias de mão única, ou seja, apontam para um destino independentemente do local que o destino aponta.

Otimizar links internos


Texto ancora
Os textos ancora são os textos vinculados a um link, estes textos podem ser benéficos ou prejudiciais, textos ancora benéficos são do tipo que descrevem o destino do link e possuem palavras chave bem selecionadas. Os prejudiciais não descrevem nada e são tidos como genéricos para qualquer destino veja os exemplos abaixo:
-Frase de um texto ancora similar Clique aqui
Title
Ou titulo se refere à camada exibida durante o posicionamento do cursor (seta) do mouse sobre um link. Para implementar este recurso utilize o exemplo abaixo durante a edição de uma postagem ou desenvolvimento de uma página em um site.


Menus
Os layouts podem ajudar ou atrapalhar a indexação, layouts com menus que utilizam as dicas acima mencionadas tem maior chance de estarem melhor posicionados nos resultados das buscas orgânicas, menus em flash embora sejam um recurso visual atraente dificultam a indexação e catalogação do conteúdo de um site ou blog.

Otimizar links externos

Criar links externos
Os links externos podem e devem ser criados pelo dono ou administrador do site ou blog, bons links externos apresentam títulos e descrições. Novamente o fator pagerank tem que ser considerado durante a criação de links externos, a regra é a seguinte:
Consiga links com páginas que possuam alto pagerank, quanto maior melhor. As referencias que indico são os micro-bloggings por ser um local onde os spiders visitam com freqüência e possuir alto pagerank
Titulo vs url
Existe um dilema a respeito, antes de tomar esta decisão. Imagine ter que escolher ser achado por pessoas ou por robôs. O ideal é unir o útil ao agradável tornando o titulo acessível as pessoas e aos robôs. Para obter está façanha utilize estas ferramentas disponíveis pelo Google gratuitamente o Google insight e as ferramentas externas do Adwords. Elas forneceram o caminho a indicar para os robôs de busca. Durante a publicação de uma postagem salve o URL com palavras chave para que os robôs encontrem seu site, em seguida edite e modifique a postagem e coloque um titulo agradável e atraente para os leitores do site.
As trocas de links do tipo ping pong que vão e vem não são boas estratégias para melhorar o posicionamento nos resultados de buscas, esta prática pode ser punida pelos motores de busca. O pedido de links também não é aconselhável adote uma postura zen e deixe que os leitores indiquem o conteúdo do seu site para que ele flua pela web. Para saber mais sobre links veja os conselhos dos mestres em seo.

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