11/10/2009

Phishing nas contas de e-mail hotmail, yahoo e gmail



Recentemente foi publicada a noticia onde milhares de contas de usuários do Gmail, hotmail e Yahoo mail forma vítimas de phishing, foram mais de 30 mil contas de e-mail publicadas no site Pastebin a lista continha nome de usuário e senha das contas, este site é utilizado para partilha de códigos. Muitas das contas são falsas, porém algumas são verdadeiras informou a BBC.




O que é phishing ?

Pishing é uma forma utilizada por estelionatários de obter nomes de usuários e senhas de cartões de crédito, dados bancários ou informações sigilosas sobre o usuário. O termo é originário da palavra em inglês pescar ( Fish) e aos poucos foi ganhando popularidade na Internet.
Um estelionatário envia milhões de e-mails falsos, que forjam a identidade de entidades confiáveis como bancos, lojas virtuais, órgãos governamentais, etc.
Os e-mails normalmente infectados com cavalos de tróia (vírus) são enviados através de computadores e servidores mal configurados que dificultam a localização do emitente e permite o envio dos e-mails em massa (spam).
As principais formas utilizadas são o furto de identidade, os estelionatários coletam informações sobre o endereço, nomes do pai e mãe, número da segurança social, cadastro de pessoa física, entre outros dados importantes da vitima e utilizam estes dados para obter vantagens financeiras ilícitas.
Algumas das formas utilizadas para a coleta de informações e dados bancários, são e-mails com links para sites duvidosos, os sites falsos possuem aparência igual ao site original, porem o endereço URL é diferente do site original. Arquivos auto-executáveis enviados por e-mail, com e-mails de supostos conhecidos. Cartões virtuais auto-executáveis, scraps do Orkut com mensagens de pessoas conhecidas, o perfil é obtido através de phishing onde o usuário é vitima por e-mail e acaba fornecendo acesso a sua conta do Orkut. São muitas as formas utilizadas pelos estelionatários para promover estas atividades que prejudicam pessoas e empresas.

Para se precaver é necessário tomar algumas medidas:


-Mantenha o antivírus sempre atualizado.
-Mantenha seu navegador e sistema operacional atualizado.
-Certifique-se de que o Firewall do seu sistema operacional esteja ativo.
-Verifique os remetentes de e-mails e desconfie de e-mails de pessoas conhecidas com ofertas milagrosas e arquivos auto-executáveis.
-Não faça download e nem execute arquivos não solicitados, estes arquivos podem conter vírus ou cavalos de tróia.
-Tenha cuidado com scraps do Orkut que contém arquivos auto-executáveis.
-Troque a senha do seu e-mail sempre que desconfiar de algo.

E lembrem-se embora estas medidas sejam eficiêntes a primeira barreira de resistência para evitar a ação de estelionatários é você tenha muito cuidado e esteja sempre atento.

Um comentário:

  1. eu fui vitima desse phishing.
    Alguem entrou em minha conta do yahoo e enviou um e-mail para tds os meus contatos com um link para para um laboratorio de viagra.
    O estranho é que na caixa de msg. enviadas nao consta nenhum email desses enviados.
    tive que me desculpar com todos.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado