10/11/2009

Criar postagens idéias iniciais e conteúdo




Olá leitores.

Com o intuito de ajudar quem está começando agora ou quem tem dificuldade em criar postagens e até para quem deseja melhorar a produtividade, iniciarei uma série rápida de postagens com quatro itens que visam explicar a técnica que eu utilizo para a estruturação de uma postagem.




Em minha opinião existem dois tipos de postagens, aquelas que fluem e são escritas rapidamente, por exemplo, uma noticia de ultima hora ou uma série de dicas pessoais se enquadra bem neste tipo de postagem. E as postagens estruturadas, ou seja, aquelas que são previamente planejadas e seguem um roteiro.
Postagens que fluem não precisam ser preparadas em minha opinião elas simplesmente vêm e são construídas facilmente como se fosse á materialização de um pensamento ou uma projeção mental.
Já as postagens estruturadas, a técnica que utilizo é baseada em planejamento, pesquisa e brainstorming. O primeiro passo é ter uma idéia, e desenvolve-la com brainstorming ou analisar o blog em busca de algo que ainda não tem e que complementaria alguns assuntos.
Em seguida vêm à fase de implementação da idéia que pode ser natural ou “germinativa”, as idéias naturais surgem em minha mente e estão prontas para sair em formato de postagem, geralmente produzo uma postagem em poucos minutos desta forma. O maior tempo gasto é na pesquisa que realizo em busca de informações complementares.
Já as idéias germinativas necessitam de tempo, gosto de utilizar este termo e fazer analogia a uma semente, que necessita de água, nutrientes e luz para crescer. Estas idéias precisam ser maturadas antes de serem aproveitadas e é neste momento que a organização ajuda muito. Tenho sempre um arquivo onde guardo lembretes de idéias para postagens no blog, este arquivo serve para futuras postagens que observei estar faltando no blog assim nunca perco o rumo e tenho sempre algum recurso para aproveitar nos momentos de pouca inspiração ou pouco tempo.
Outra técnica que utilizo é a critica á pesquisa realizada, por vezes encontro sites ou blogs com a informação incompleta, baseando-me na pesquisa faço uma série de perguntas que gostaria que fossem respondidas. E escrevo uma postagem com os itens pesquisados e adiciono as respostas ás perguntas que em minha opinião deveriam ter sido abordadas. Desta forma complemento a informação coletada com a minha opinião e torno a postagem mais completa possível.
È muito importante fazer um break, assim às idéias que foram utilizadas serão eliminadas de sua mente, cedendo espaço para novas idéias. Faça outra atividade, como alguma coisa, se distraia simplesmente de um tempo para sua mente, este tempo nunca é perdido e sempre se converte em produtividade. Logo após clarear a mente retorne a atividade.
Esta é a técnica que eu utilizo durante a fase preparatória de uma nova postagem, na próxima postagem explicarei como escolho os títulos e quais os requisitos necessários para o titulo de uma postagem. Se você utiliza alguma técnica diferente exponha para nós, afinal é assim que surgem grandes idéias.

Um comentário:

  1. belo post parabens todos os dias penso em algo a postar e sempre consigo criar textos bons! Valew!


    aceita parceria com links acesse

    Site da NET | Portal de Novidades

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado