12/11/2009

Como criar título e URL para postagem




Olá leitores.


Os títulos são importantes tanto para os leitores do seu blog quanto para os crawlers (robôs de busca), ambos irão guiar o tráfego para suas páginas internas. Antes de explicar a técnica que eu utilizo para os títulos irei fazer uma breve introdução sobre o conceito de palavras chave ou Keywords.



O que é palavra chave?
Palavra chave é um resumo do assunto em apenas uma ou duas palavras, por exemplo, no caso desta postagem a palavra chave título, descreve muito bem o conteúdo da postagem. Outra palavra chave similar a título seria URL visto que o titulo acaba se tornando o endereço da postagem para a localização da mesma.
Para especificar ainda mais o tema, facilitando o entendimento sobre o assunto para as pessoas irei utilizar mais uma palavra chave neste caso escolhi postagem, por ser uma postagem de um blog se fosse um site, por exemplo, poderia colocar a palavra chave página. Para selecionar boas palavras chaves utilize esta ferramenta do adwords que serve para localizar anunciantes e buscas pelo termo no Google.
Não adianta utilizar uma palavra chave que faça sentido somente para você, à melhor escolha é utilizar palavras chave com grande procura, e unir duas ou três palavras chaves relacionadas.
A leitura do titulo ou URL (endereço da página) pelos crawlers começa da esquerda superior e vai em direção ao lado direito e inferior, da mesma forma que é escrito e lido na cultura ocidental, sabendo disto utilize primeiro uma palavra chave que descreve bem o conteúdo de sua postagem. Em seguida coloque a segunda palavra chave mais especifica ao assunto, reduzindo e filtrando a porcentagem de pessoas que procurem um tema parecido ao seu, desta forma estará enfatizando o conteúdo de sua postagem, não deixando margem de duvida com relação ao assunto que a postagem trata.
Outra dica importante é utilizar separador, o separador é este caractere “|” , geralmente é utilizado para informar categorias ou colocar duas palavras chaves similares em um mesmo título. Se é eficaz ou não, não sei ao certo. Prefiro ser específico, vale lembrar que os crawlers só lerão 75 caracteres em uma URL, logo se você tiver um domínio com muitos caracteres, como é o meu caso, fica praticamente impossível utilizar separadores. Quem possui um domínio próprio e uma URL curta é uma boa dica.
Consultar as ferramentas para webmasters do Google em busca de palavras chave relacionadas ao seu blog também é muito importante e ajuda a ter um bom posicionamento nas pesquisas orgânicas dos buscadores. Neste caso irei adicionar a palavra chave a esta postagem criar, porque esta palavra chave está muito presente nas postagens deste blog, desta forma conseguirei um bom posicionamento nas buscas orgânicas.
Sabendo da importância das palavras chave vamos à escolha do titulo propriamente dito.
Faço dois títulos o primeiro é direcionado para os crawlers de busca e retiro os termos que unem as palavras aumentando a quantidade de palavras chave utilizadas na URL da postagem. Por exemplo, de, uma, como, a, para, e; são palavras que podem ser retiradas e não alteram muito nos resultados de buscas orgânicas. O primeiro título ficará assim (criar título url postagem).
Não tem nenhum sentido para uma pessoa, no entanto logo após salvar a postagem irei modificá-lo editando a postagem e inserindo os termos que dão sentido a frase. Ficando com o seguinte título (Como criar título e URL para postagem) agora sim haverá entendimento por parte do leitor, este novo título será também indexado porque utilizo agregadores de link que indexam o ultimo título. Desta forma tenho dois títulos para a mesma postagem e ambos serão utilizados.
Esta é a técnica que utilizo para títulos em postagens no blog, em alguns casos não é necessário criar dois títulos, um título bem formulado apenas já fala por si só, utilize a sua experiência e fique atento a estas dicas, crie títulos poderosos e de sucesso.

Um comentário:

  1. eu preciso postar um comentario em um site mas sempre quando tem a verificação de palavras não tem onde clicar e eu tenho que dixar pra lá eu não ponho URL!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado