12/11/2009

Dicas para escrever bem no blog



Olá leitores.
Antes de escrever uma postagem de qualidade é preciso ler muito, a melhor forma de expandir o vocabulário e melhorar a técnica de escrita é a leitura. Uma pessoa com conteúdo escreve textos cativantes e interessantes. Gosto muito de ler e tenho muito para aprender como escritor, no entanto, adquiri um pouco de experiência prática ao longo do tempo que fui escrevendo este blog. Abaixo estão três dicas que irão ajudar a iniciar o processo da escrita.


-Nunca desista de suas idéias.
-Tenha um bloquinho de notas sempre à mão.
-Reduza, reuse, recicle. (fonte)



Logo que o assunto está dominado e um resumo com as principais idéias for feito, começo a escrever e estruturar o texto em si. Divido meus textos em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução


A introdução é o primeiro parágrafo, onde vou apresentar o texto ou a idéia inicial, aqui é muito importante a otimização e inserção de palavras chave, principalmente na primeira frase, de ênfase nas palavras chave colocando as em negrito.
Lembrando que os crawlers lerão seu texto da parte esquerda superior em direção a parte direita inferior, por este motivo as primeiras palavras escritas em seu texto terão maior importância.
Pode ser utilizada também uma saudação do tipo olá leitores, ou tudo bem; enfim esta parte é de escolha pessoal.
Apenas cite o assunto do texto deixe as justificativas ou explicações para a parte do desenvolvimento, costumo colocar uma imagem relacionada ao assunto do lado esquerdo e otimizo esta imagem sempre, gosto de utilizar imagens para ilustrar o texto e melhorar a qualidade das postagens. A introdução também tem que ser atraente, porque o leitor decidira ali se continuará lendo ou sairá logo da página, então capriche na introdução. Se você utiliza resumos de postagens como eu em seus feeds ou na página inicial, mais um belo motivo para criar uma introdução irresistível.

Desenvolvimento


No desenvolvimento, explico detalhadamente todos os itens do assunto, dividindo o desenvolvimento em três ou quatro tópicos, com poucas linhas para a leitura não se tornar cansativa. A divisão em tópicos é proposital, os tópicos evitam que o leitor se perca durante a leitura. Aqui podem também ser utilizadas as tags h de cabeçalho, links internos e externos e imagens, porem as imagens podem tirar a atenção do leitor indico a utilização somente em tutoriais e similares onde a imagem é indispensável para a compreensão.

Conclusão


E finalmente faço uma conclusão sobre o assunto com minha opinião pessoal. Costumo colocar também uma mensagem motivacional na finalização do texto para criar o impulso da ação, muitas vezes resultam e algumas não. Uma boa dica em textos que são mais complexos é citar links de leitura complementar sobre o assunto, desta forma estará valorizando e enriquecendo o conteúdo. A conclusão do texto não permite enrolação e deve ser o mais breve e direto possível.

Finalizando faça uma leitura critica de seu texto criado e corrija possíveis erros ortográficos, se necessário tome um café, faça um intervalo para que consiga encontrar os erros mais facilmente, quando estamos muito tempo concentrados em algo é normal não enxergar mais com “olhar critico” este tempo também serve para trazer a tona novas idéias. E seja cauteloso tenha sempre uma cópia dos seus textos, nunca se sabe o que pode acontecer com seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado