22/11/2009

Quem tem medo da concorrência?




Concorrência na blogosfera pode ser definida como uma situação, onde produtores de um determinado tipo de informação (nicho de mercado) atuam de formas diferentes face ao público (leitores, consumidores de informação) em busca de objetivos para o seu blog ou site.
Esta atuação pode ser benéfica para ambos os concorrentes, e conseqüentemente ao público, ou desleal prejudicando um ou ambos os concorrentes e ainda pode prejudicar o público (lê se leitores).
Uma situação de concorrência benéfica é caracterizada por um mercado competitivo onde os concorrentes buscam qualidade e necessitam de inovação para se manter no mercado. Em contrapartida a concorrência desleal é marcada por uma atuação desonesta e muitas vezes prejudicial para todos os envolvidos inclusive o público.




Um erro muito comum em uma situação de deslealdade da concorrência é tentar bater de frente com a concorrência, esta situação pode ser encontrada também em concorrências inicialmente benéficas que devido ao atrito das relações acaba se tornando um verdadeiro mar de chamas transformando todo o trabalho dos envolvidos em cinzas.
Ter personalidade e um posicionamento firme e saber qual é seu objetivo, ou ter uma imagem firme de onde você quer chegar te ajudará muito nestes momentos. Existem muitas formas de se livrar da concorrência que beneficiam o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Originalidade


A originalidade é uma das melhores formas de se livrar da concorrência, se não a melhor. Fico muito satisfeito quando vejo um blog ou site original que marca presença e traz uma experiência boa para os leitores, pessoas que tem um jeito especial e original de escrever, uma opinião pessoal que acrescenta informação a um determinado fato, também me traz uma ótima impressão e tenho certeza que muita gente pensa assim também.

Exclusividade (Agregar valor)


Outro item marcante para mim é a sensação de exclusividade, que pode ser desde um brinde desencadeado por uma ação ou até mesmo uma experiência diferente. Para transformar seu blog em exclusivo e melhorar a experiência de seus leitores, você terá que agregar valor à informação disponibilizada, como fazer isso?
Aqui entra a originalidade e inovação, irei apenas te indicar o caminho.
Uma situação de exclusividade seria, por exemplo, imagine que você gostaria de comer chocolate agora, você tem inúmeras opções para satisfazer o seu desejo momentâneo. (esqueça o dinheiro, pense na experiência).
Uma opção é ir à padaria da esquina e comprar uma barra de chocolate, ou ir ao supermercado mais próximo e comprar ingredientes para fazer um bolo de chocolate, ou você poderia ir a uma loja que vende chocolates produzidos com as melhores sementes de cacau e que possui o melhor processo de fabricação. Ou ainda poderá pegar um avião e viajar para os Alpes suíços e saborear um Fondue de chocolate hospedado em um hotel feito de madeira local com uma lareira acesa na sacada do quarto que tem uma bela vista para as montanhas.
Agora me diga qual das experiências acima seria mais marcante?
Este breve exemplo mostra como uma mesma situação “o chocolate” pode ser realizada de diferentes formas, algumas marcantes outras nem por isso. Aprenda a agregar valor ao seu blog e causar uma sensação de exclusividade.

Integração com a concorrência


Outra excelente forma de lidar com a concorrência é fazer associações ou simplesmente interagir com os concorrentes, seja através de uma indicação ou uma parceria, aqui qualquer forma que beneficie ambos os lados é válida, é importante saber se posicionar neste caso para que esta sinergia se complemente e traga uma boa experiência para o leitor.
O ideal seria unir as três formas, originalidade, exclusividade e interação fazendo do seu blog uma experiência única original e exclusiva, não é fácil, mais com esforço e dedicação tudo é possível.

4 comentários:

  1. com o aumento de pessoas com acesso à internet é natural ter mais concorrencia afinal cada vez mais pessoas tem os próprios sites e blogs

    atualmente o que mais me irrita é ver os plagiadores, pessoas que copiam textos, tutoriais e nem se dão ao trabalho de ver(já copiaram até meus erros de português rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Olá fabiano,
    Realmente, o plágio é uma forma desonesta de concorrência, principalmente aqueles que copiam a página inteira, esta atitude pode prejudicar muito uma pessoa que tem um site ou blog.
    Copiar os erros de português(rsrsr)ri muito quando eu li, ae já é demais. A pessoa nem se deu o trabalho de ler..
    Infelizmente tem este tipo de pessoas na blogosfera, mais acredito que ocorre uma seleção natural e elas acabam desestindo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivan!
    A concorrência sadia ajuda mesmo na qualidade dos sites/blogs, fato.

    A originalidade é a alavanca; dificilmente se visita um site/blog com assuntos que podemos achar em qualquer simples pesquisa no google.

    Bjo na alma e boa semaninha!

    ResponderExcluir
  4. Olá Reyel,

    Concordo plenamente com o que disse...

    Bjão na alma tambêm e uma ótima semana!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados serão publicados somente os que respeitarem as regras abaixo:
-Comentários que incitem a violência, preconceito ou intolerância serão deletados;
-Cometários com conteúdo proibido para menores de 18 anos serão deletados;
- Links desnecessários serão apagados;
Obrigado